Atletas de alta performance, colocam seus músculos, tendões e ligamentos à prova a cada competição e treinamento! Essa exigência física toda traz a preocupação sobre uma recuperação rápida entre atletas amadores e profissionais.
Nesse caso a liberação miofascial é uma grande aliada na vida dos atletas.
O Que é Liberação Miofascial?
Conhecida também como massagem miofascial, mas o termo correto é liberação miofascial. O objetivo é liberar a fáscia. Por isso, o nome miofascial (mio vem de músculo e fáscia, de tecido conectivo).
Na liberação da fascia muscular (miofascial) é usada uma técnica de massagem com aplicação de pressão em alguns pontos do corpo para relaxar e alongar os músculos. Isso permite mais liberdade entre o músculo e a fáscia, uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele, que permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios.
Benefícios da Liberação Miofascial
Em situações de extremo esforço, como em treinos de musculção e provas de alta intensidade, o corpo forma nódulos ou pontos de gatilhos que acumulam toxinas e dificultam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético. Isso traz prejuízos à coordenação, flexibilidade e força muscular. A liberação miofascial promove a drenagem de metabólitos provenientes do esforço físico.
A Liberação Miofascial Dói Durante a Realização da Sessão?
Sim dói, mas nada que não podemos suportar, como há pontos de tensão, a liberação miofascial pode sim ser dolorida no começo, mas depois proporciona uma sensação de alívio que vale todo o esforço e tempo investido no recovery! Cada atleta tem um nível de sensibilidade e deve passar essa informação ao nosso time de fisioterapia.
A Liberação Miofascial é feita com as mãos ou com instrumentos apropriados?
A liberação miofascial pode ser realizada com ou sem instrumentos. A manual usa técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração. Recomenda-se que seja realizada por um especialista, principalmente, que tenha conhecimentos e práticas no segmento. Isso porque há intensidade e técnicas específicas para que aconteça o bom resultado esperado pelo atleta. Se você mora em São Paulo-SP e grande São Paulo, entre em contato comigo para agendar a sua liberação miofascial.
Conheça os Objetivos da Liberação Miofascial
- Melhorar a interação entre a fáscia e músculo
- Melhorar a mobilidade do músculo
- Prevenir lesões musculares
- Aumentar o suporte sanguíneo
- Recuperação muscular mais rápida
- Diminuir dores
- Evitar lesões
Como a Liberação Miofascial Ajuda na Recuperação dos Atletas
Se você é ciclista, nadador, maratonista ou triatleta, fisioculturista, e tem uma rotina de treinos intensa e a preocupação de se recuperar rápido para as competições. Ninguém quer enfrentar cansaço ou lesões que diminuem o desempenho da sua jornada pelo aperfeiçoamento da técnica e rotina elaborada.
Atletas profissionais de alto desempenho e aqueles que estão ingressando nesse mundo de treinos longos precisam administrar um ciclo de treino e pós-treino. Assim, dentro do circuito de recuperação, a liberação miofascial é uma ótima pedida.
Mais Benefícios da Liberação Miofascial
- Redução no tempo de recuperação dos atletas
- Melhora da circulação sanguínea
- Aumento da oxigenação muscular
- Diminuição da rigidez muscular e das dores
- Redução de inchaços e processos inflamatórios
- Maior longevidade e desempenho dos músculos
- Aumento da mobilidade articular
- Diminuição da sobrecarga e tensão músculo-articular
- Melhora nos níveis físico e emocional
- Aumento da consciência corporal
- Ajuda na liberação do ácido lático
- Favorece a sensação de bem-estar
Contraindicações para a Liberação Miofascial
- Hipersensibilidade da pele
- Feridas abertas, infecções ou hematomas
- Deficiência circulatória aguda ou tratamento anticoagulante
- Diabetes descontrolada
- Osteoporose
- Fraturas em fase inicial
Como a Liberação Miofascial Ajuda Atletas
A liberação miofascial ajuda a drenar as substâncias liberadas durante o treino intenso e provas de alta intensidade, a fim de diminuir a fadiga e estresse. O liberação miofascial tem um papel fundamental para a redução das altas concentrações de creatina quinase e lactato na corrente sanguínea, resultantes de uma alta carga de exercícios que promovem uma intensa demanda muscular.
Os músculos, após um treino puxado ou prova, sofrem micro rupturas e acumulam toxinas, o que pode atrasar a recuperação desejada dos atletas de alto desempenho que buscam retornar rapidamente para sua rotina esportiva.
E você deseja ter uma recuperação mais acelerada e evitar lesões?
Entre em contato e veja como eu posso te ajudar a se tornar um atleta de alto desempenho.