A Massagem desportiva é um procedimento muito eficaz para os atletas,tão útil para os momentos após a atividade física quanto para antes da pratica esportiva, pois isso ajuda a preparar o tecido muscular para um bom desempenho. Hoje vamos falar sobre todos os benefícios desse procedimento e como podemos ajudar a prevenir possíveis lesões causadas por uma alta demanda de exigência causada pela grande intensidade nos treinos.
Benefícios da massagem desportiva:
Os objetivos da massagem desportiva são variados, porém não é o método mais freqüente nas rotinas de muitos atletas, por tal motivo será muito útil explicar quais são:
– Ajuda a fortalecer o músculo para corresponder ao esforço, produto do exercício intenso. Conseguimos atingir o objetivo massageando o tecido muscular para assim garantir seu bom desempenho e condição durante o treino/atividade.
– Diminuem as possíveis lesões após uma sessão de treinamento intensa ou após uma competição.
– Ajuda na recuperação do desgaste físico do desportista.
Tipos de massagem desportiva
Os especialistas em prevenção de lesões identificam três tipos de massagens fundamentais para o atleta conforme a necessidade:
Manutenção física.
É o tipo de massagem que se realiza de forma rotineira para manter a qualidade e elasticidade dos músculos do desportista podendo manter suas atividades sempre em alto nível conforme suas necessidades. Sendo assim, visamos evitar uma sobrecarga durante a performance.
Preparação ou pré-atividade.
Este procedimento é mais ativo, tem por finalidade preparar o físico/músculo do atleta que vai competir ou que se submeterá a um treinamento intenso. Por meio deste procedimento, estimula-se a circulação sanguínea para melhorar e otimizar o rendimento energético e conseqüentemente seu desempenho.
Recuperação/Regeneração pós-atividade.
Consiste em realizar a massagem para ajudar o restabelecimento muscular logo após um treinamento intenso. Neste procedimento o ideal seria iniciar meia hora após de finalizar a atividade. Realizar a manobra neste período é ótimo para aumentar o aporte sanguíneo, levando em consideração que também tem como função atuar na drenagem metabólica