O Agulhamento a seco ou Dry Needling, a arma para os pontos gatilhos!

AGULHAMENTO A SECO

O Agulhamento a seco ou Dry Needling, é uma técnica que envolve o uso de uma agulha sobre pontos de gatilho ou nódulos musculares (nós de contração muscular), com o objetivo de tratar a síndrome da dor miofascial. Esta é uma técnica pouco Invasiva, pois nenhuma substância é introduzida no corpo além da própria agulha. Dentro dessa técnica podemos encontrar dois tipos: raso (não chega ao ponto de gatilho) e profundo (a agulha cruza o ponto de gatilho). O objetivo da técnica é desbloquear o ponto de gatilho e relaxar o músculo.

Qual efeito essa técnica tem no meu músculo comprometido?

Graças à punção seca eles relaxam e desbloqueiam, por ato reflexo as fibras do músculo danificado. O músculo se regenera mais rápido e imediatamente aliviamos entre 20-25% de dor. Esta técnica pode ser usada em casos de trauma, sobrecargas, contraturas musculares, fadiga muscular, dor cervical, dor nas costas, dor lombar, etc…
O resultado ao inserir a agulha no ponto de gatilho é gerar um espasmo, contração do ponto de gatilho que deixa de emitir acetilcolina (um neurotransmissor responsável pela contração muscular) diminuindo a dor. O objetivo é, como já indicamos acima, produzir um relaxamento do músculo.

Existem diferentes tipos de pontos de gatilho.
Abaixo listaremos e explicaremos brevemente cada um deles:

  1. Ponto de gatilho ativo:
    É sempre doloroso e tem uma resposta espasmo local. Não permite alongamento muscular completo e acaba por comprometer a mobilidade da pessoa, bem como reproduz dor em áreas distantes do ponto onde é sentida.
  2. Ponto de gatilho latente:
    Não é um ponto de dor constante, só dói quando é palpável.
  3. Ponto gatilho primário ou principal:
    É aquele que surge por causa de um trauma, sobrecarga muscular. Além de ser o primeiro a surgir na musculatura, o ponto primário também gera pontos gatilhos
    satélite.
  4. Ponto gatilho satélite:
    Onde existe um ponto gatilho sempre há a possibilidade de surgir um novo. Esse é o ponto gatilho satélite, que surge por causa da interação com o ponto principal
  5. Ponto de gatilho do satélite:
    podem se desenvolver no mesmo músculo do ponto-gatilho primário, em outros músculos dentro do padrão de dor referida ou em qualquer outro músculo. Esses pontos parecem desaparecer quando o ponto-gatilho primário se resolve.

A prática do Agulhamento a seco ou Dry Needling, combinada com outras técnicas, como a terapia manual, representa uma das técnicas mais eficazes para o tratamento de pontos de gatilho, pois ajudará a contrair o músculo afetado até que produza seu relaxamento.

WhatsApp chat